jan 23

Entenda como pessoas com diferentes problemas de visão enxergam

Quando falamos de saúde dos olhos, é comum pensar que os sintomas apresentados podem ser pequenos. Mas você sabe exatamente como pessoas com diferentes graus de problemas de visão enxergam?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, há projeções que indicam que, em 2050, em torno de 50% da população global será considerada míope, e 10%, altos míopes.

Confira neste artigo, o que é, quais os sintomas e como se apresentam as principais condições nos olhos.

Entenda como pessoas com diferentes problemas de visão enxergam

Miopia

A miopia é uma condição ocular que provoca dificuldade para ver de longe.

Isso ocorre devido ao fato de que pessoas com miopia tem o olho mais alongado do que o normal. Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina.

As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Nesse sentido, quem tem miopia pode ver objetos que estão perto, mas enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentar visão turva. Confira a seguir:

Hipermetropia

Esse erro de refração é a dificuldade em enxergar de perto ou focar objetos próximos.

A hipermetropia é causada por um olho um pouco menor do que o normal. Também pode acontecer quando há uma curvatura da córnea, que se apresenta mais plana.

O tratamento para a hipermetropia é feito por meio do uso de lentes de contato, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar.

Astigmatismo

Trata-se de um defeito na curvatura da córnea, uma estrutura transparente que recobre os olhos.

Pessoas com astigmatismo percebem todos os objetos de maneira distorcida devido à presença de múltiplos pontos focais na formação de imagens, seja próximo ou distante.

Muitos oftalmologistas descrevem a sensação como aquela produzida quando observamos algo através de um vidro ondulado.

O tratamento para astigmatismo consiste em utilizar de óculos ou lentes de contato. A cirurgia refrativa também é recomendada em alguns casos.

Presbiopia

Também conhecida como vista cansada, a presbiopia é uma condição mais comum em pessoas a partir dos 40 anos e naturalmente com o avançar da idade.

Os olhos vão perdendo a capacidade de focar em objetos próximos e/ou distantes e objetos próximos podem parecer desfocados.

Ela pode ser corrigida por meio de óculos de grau ou lentes de contato.

Catarata

Essa condição se trata da perda progressiva de transparência do cristalino, a lente natural do olho, causando uma opacidade.

A pessoa com catarata fica com a visão nublada, o que pode tornar mais difícil tarefas como ler, escrever e dirigir.

Não existe um tratamento clínico para a doença, a única maneira eficaz é a cirurgia.

Glaucoma

O glaucoma é caracterizado pela perda gradual da visão devido à degradação do nervo óptico.

Inicialmente, a condição pode comprometer a visão periférica. Em seguida, o campo visual pode se estreitar gradualmente até se tornar uma visão tubular.

O tratamento para o glaucoma é feito inicialmente com colírios que diminuem a pressão intraocular, mas em alguns casos, pode ser necessário o tratamento cirúrgico.

Agora que você entendeu como as pessoas com diferentes problemas de visão enxergam, caso identifique algum desses sintomas, convidamos você para realizar uma avaliação com a nossa equipe especializada em um hospital com equipamentos de última geração.