ago 21

Distrofias de córnea: entenda o que é, os sintomas e tratamentos

O olho humano é um órgão de grande complexidade e muito delicado. Por isso, podem surgir alguns assuntos e doenças muitas vezes desconhecidos, como as distrofias de córnea.

Essa é uma condição ocular de origem genética, que pode afetar uma ou mais áreas dos olhos.

Se você deseja entender melhor sobre as distrofias de córnea, o que é, os sintomas e tratamentos, continue lendo este artigo.

O que é a córnea e qual a sua função?

A córnea é uma estrutura transparente e fina, localizada na parte anterior dos olhos. Ela funciona como uma lente sobre a íris, focando a luz da pupila na direção da retina e proporcionando um ambiente óptico adequado para a formação das imagens.

Além disso, atua absorvendo a maioria da radiação ultravioleta prejudicial do sol e agindo como uma barreira protetora contra a poeira, microrganismos e outros corpos estranhos, impedindo sua entrada no olho.

O que são as distrofias de córnea?

As distrofias de córnea são doenças hereditárias que costumam afetar ambos os olhos, podendo agravar gradualmente.

Alterações genéticas fazem com que material se acumule nas camadas da córnea, o que acaba tornando-a menos transparente e prejudicando a visão com o passar dos anos.

Tipos de distrofias de córnea

Essas condições são classificadas conforme o tipo de mutação dos genes, camada da córnea que acometem e a evolução clínica. Assim, podem ser divididas em 3 grupos:

– Distrofias Anteriores da Córnea;

– Distrofias Estromais da Córnea;

– e Distrofias Posteriores da Córnea.

Estes grupos podem ainda serem divididos em:

– Distrofias Anteriores de Córnea: Distrofia da Membrana Basal Epitelial, Distrofia de Reis-Buckler, Distrofia de Thiel-Behnke, entre outras.

– Distrofias Estromais de Córnea: Distrofia Granular, Distrofia Macular, Distrofia de Avellino, Distrofia Lattice, Distrofia de Schnyder, entre outras.

– Distrofias Posteriores de Córnea: Distrofia Endotelial de Fuchs, Distrofia Endotelial Congênita Hereditária, Distrofia Polimorfa Posterior, entre outras.

Os principais sintomas

Nos estágios iniciais, alguns portadores de distrofias de córnea acabam não manifestando nenhum sintoma. Outros, no entanto, podem sentir desconfortos devido a irregularidades na superfície ou pelas erosões corneanas.

Os principais sinais incluem:

– fotofobia, o aumento da sensibilidade à luz;

– dor nos olhos em diferentes graus;

– sensação de corpo estranho nos olhos;

– e visão embaçada.

Os sintomas podem se manifestar em diferentes momentos, dependendo do tipo de distrofia de córnea. Portanto, um diagnóstico precoce é de suma importância.

Tratamentos

Depois que o diagnóstico é feito, o tratamento precisa ser adaptado ao tipo de distrofia que o paciente possui. Além disso, é essencial realizar exames oftalmológicos periodicamente para monitorar como a doença está progredindo.

Se você identificou um ou mais desses sintomas, ou possui algum tipo de desconforto ocular, entre em contato conosco e não deixe de marcar a sua avaliação com um de nossos profissionais especializados.