set 12

Daltonismo: o que é, tipos, causas e tratamento

O daltonismo é uma condição caracterizada pela dificuldade em distinguir entre os tons de vermelho e verde e, em casos menos frequentes, em distinguir entre azuis e amarelos.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo não consegue ver ou distinguir certas cores devido a esse distúrbio. Estima-se que existam 8 milhões de brasileiros com daltonismo.

Neste artigo você irá conferir o que é, os tipos, causas e as formas de tratamento para o daltonismo. Boa leitura!

O que é o Daltonismo?

O daltonismo é uma disfunção da visão que a pessoa possui dificuldade ou incapacidade na percepção das cores, principalmente do vermelho e o verde.

No entanto, um grupo muito pequeno tem visão acromática, em que só pode ver tons de branco, cinza e preto.

Ela leva à dificuldade ou incapacidade de perceber as cores devido a alterações nas substâncias químicas das células sensíveis ao comprimento de onda chamadas cones, que ficam na parte posterior do olho, responsáveis por enviar informações das cores para o cérebro.

Tipos de Daltonismo

A falha nas cores do daltonismo pode ser dividida em tipos, sendo eles:

• Protanopia: pigmento vermelho reduzido ou ausente, sensível às ondas de comprimento de onda longa. A pessoa enxerga em tons de bege, marrom, verde ou cinza.
  • Deuteranopia: ausência ou diminuição dos cones verdes sensíveis às ondas de comprimento médio. A pessoa enxerga em tons de marrom.
  • Tritanopia: ausência de cones azuis ou de comprimento de onda curta. A pessoa não enxerga tons de amarelo e azul, que adquire tons de rosa.
  • Monocromia ou acromatia: esse é o tipo mais raro de daltonismo, onde a visão fica com níveis de coloração muito baixos ou com uma rampa monocromática. A pessoa enxerga preto, branco e cinza.

Causas

Geralmente, o daltonismo acontece devido a uma alteração genética hereditária e recessiva no cromossomo X.

Raramente, esse transtorno afeta as mulheres, porque possuem dois cromossomos X. Além disso, é mais comum de acontecer dentro da mesma família, já que as mutações no cromossomo X podem ser transmitidas de pais para filhos.

Embora mais raro, o daltonismo pode ser adquirido por problemas de saúde, como descolamento de retina, degeneração macular, anemia falciforme, esclerose múltipla, doença de Parkinson, tumores cerebrais ou danos neurológicos.

O uso de medicamentos, como a fenitoína, envelhecimento natural do corpo ou exposição a produtos químicos também podem ser um fator causador.

Tratamento

O daltonismo é uma condição que não tem cura, mas conforme a indicação do oftalmologista, pode melhorar a qualidade de vida do paciente.

Um bom recurso para conviver com o daltonismo são os óculos especiais, que ajustam nos contrastes das cores.

Portanto, se você perceber que está com dificuldade na hora de enxergar as cores, não deixe de realizar uma avaliação com um oftalmologista.

Entre em contato para agendar a sua consulta com a nossa equipe especializada e com tratamentos e tecnologia de ponta.