Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
dez 09

6 cuidados com os olhos no verão

O clima mais agradável, as férias, as viagens e festas de final de ano são sinônimos de verão. Nessa estação as pessoas ficam mais expostas as luzes solares, águas de piscina e de mar e também estão mais propícias a adquirirem alguns problemas oculares. Por isso, atente-se para alguns cuidados com os olhos nesse período do ano.

Para muitas pessoas o verão é a época mais esperada, por poder aproveitar as férias com a família, passear e descansar em lugares tropicais com os amigos e até relaxar na piscina de casa ou do clube. Para que você e sua família aproveitem, separamos 6 cuidados com os olhos no verão para não perder sequer um minuto da estação. Confira abaixo! 

1) Não esqueça dos óculos

No verão os raios solares não dão trégua e o tempo seco é recorrente na vida dos brasileiros. Isso pode ocasionar no incômodo com a claridade, distúrbio conhecido como fotofobia, alergias e também o desenvolvimento ou agravamento de doenças como o pterígio

Por isso, recomenda-se usar óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB. O indicado é que o seu acessório tenha essa proteção, caso o contrário isso pode prejudicar e até auxiliar no desenvolvimento da fotoqueratite, que é a queima da superfície dos olhos pelos raios solares.

Para quem tem grau alto, uma boa solução é optar pelas lentes especiais fotossensíveis ou fotocromáticas. Essas lentes mudam de cor conforme a luminosidade do ambiente e assim não é necessário ficar andando com várias caixinhas na bolsa.

2) Use protetores físicos

Usar sempre os óculos de sol não é recomendado porque os olhos possuem um sistema que regula a entrada da luz naturalmente com a dilatação e contração da pupila e as pálpebras.

Por isso, de vez em quando dê uma pausa dos óculos solares e alterne para o uso de bonés, chapéus, sombrinhas, viseiras e aproveite as sombras das árvores.

Ao fazer atividades físicas lembre-se também de usar faixas na testa ou toalhinhas, pois acredite, até o nosso próprio suor pode causar irritações aos olhos. 

3) Evite se expor muito ao sol

Além de prejudicar os olhos, ficar muito tempo exposto ao sol é ruim para o corpo. Pode causar desidratação, queimaduras e até propiciar o desenvolvimento de câncer de pele. 

Então, para manter a saúde e os níveis bons de vitamina C, recomenda-se tomar 15 minutos de sol por dia, preferencialmente antes das 10h e depois das 17h. Caso necessite ficar mais tempo, prefira sair no período da manhã e no finalzinho da tarde e não se esqueça de usar protetor solar ou protetores físicos.

4) Evite usar muitos produtos no rosto e cabelo

É comum a maior utilização de protetores solares, óleos, cremes e outros produtos de beleza e higiene para o rosto, pele e cabelo nessa época. Mas cuidado, nada em excesso é bom!

Quando em contato com o olho pode causar irritações, mesmo que seja um produto para aplicação específica no local. Então evite usar quantidades exacerbadas de produto industrializados, aplique apenas o necessário e prefira usar os protetores físicos. 

E para manter os olhos bem lubrificados e limpos, peça a indicação para o seu oftalmologista de colírios adequados para a sua rotina e saúde.

5) Cuidado com os olhos no verão: banhos

Apesar de parecem bem limpos, a água do mar, piscina, cachoeira ou lagos podem conter perigos não visíveis e prejudiciais para pessoas de todas as idades. 

As piscinas, por exemplo, contém alta rotatividade de pessoas usando uma quantidade limitada de água. Além disso, são colocados muitos químicos para mantê-la cristalina.

Por isso, muitos ficam com os olhos irritados e vermelhos, a pele fica sensível com sensação de aspereza ou objeto estranho. Salvo é claro, algumas pessoas que possuem tolerância a essas substâncias. 

Em suma, é recomendado:

  • não abrir muito os olhos debaixo d’água;
  • usar óculos próprios para mergulho ou natação;
  • e tomar uma ducha de água doce logo após o banho. 

6) Redobre os cuidados

Usando lentes de contato o cuidado deve ser redobrado. Nesse caso, pode se usar as descartáveis ou de uso único para evitar contaminações. 

Atente-se a higienizar tudo que entrar em contato com o seu rosto como lentes de contato, óculos, toalhas e mãos. No caso das lentes, é preciso tomar cuidado ao limpá-las, há produtos específicos para tal. 

Evite coçar os olhos e caso sinta um objeto estranho, peça para alguém te ajudar na retirada e higienização.

Caso tenha mais dúvidas sobre os cuidados com os olhos no verão ou queira fazer um exame de rotina com um de nossos especialistas, entre em contato conosco.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *